sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Catatua

 Esta catatua é provavelmente o pássaro mais meigo ao cimo da terra. Adora que lhe façam festas e só está contente quando tem companhia.



Mas, ao que parece, o comportamento dócil deste bicho é comum a todas a catatuas. Aliás, é por essa mesma razão que algumas espécies de catatua estão em risco de extinção. São tão pouco agressivas quanto são fáceis de capturar.
Para estes pássaros, a agressividade é a última opção em caso de perigo. Uma vez que habitualmente vivem em bando, a primeira linha de defesa é o sinal de alarme. Quando um membro do bando faz soar o alarme, todos levantam voo. No entanto, se uma catatua estiver sozinha, levantar voo pode ser mais perigoso do que ficar no mesmo sítio. Portanto, é isso mesmo que fazem. Ficam paradas, como estátuas, na esperança que os predadores não dêem por elas. Quando isso não funciona, há quem diga que batem com a pata no chão (ou, mais provavelmente, no tronco onde estão poisadas), mas não consegui encontrar informação online que confirmasse isso.

Sem comentários: