quarta-feira, 7 de julho de 2010

Harry Potter e a Ordem dos Pobrezinhos

Já lá vão oito meses desde a última vez que aqui escrevo. Fiz a festa de aniversário do blog em Outubro do ano passado, apaguei as velas, comi o bolo, lancei os foguetes, apanhei as canas e fiquei à espera das prendas... até hoje...

Bom. Cá estou eu outra vez e, para (re)começar, o assunto do dia é o seguinte:

Hollywood agora quer que tenhamos pena deles... coitadinhos.

Os estúdios têm andado nos últimos meses a dar a ideia de que até filmes como os Harry Potter dão prejuízo. Podem ler sobre isto aqui http://www.deadline.com/2010/07/studio-shame-even-harry-potter-pic-loses-money-because-of-warner-bros-phony-baloney-accounting/.

Segundo a contabilidade da Warner Bros., no final das contas o último filme do Harry Potter está ainda a dar um prejuízo de $167 milhões... As contas parecem todas muito certinhas (apesar de algumas despesas serem totalmente absurdas. $131 milhões só em despesas de publicidade!? Para um filme que já vai na sexta sequela?!).

Mas há um factor que não aparece nas contas. O merchandising.

Há uns anos atrás (não me lembro onde, mas vou tentar descobrir), li um artigo que falava no merchandising em Hollywood e lá lia-se que numa grande franchise como o Harry Potter (o exemplo utilizado no artigo era Os Piratas das Caraíbas) o lucro em merchandise é várias vezes superior ao box office. Tenho ideia de que o artigo falava em 10 vezes superior, mas não tenho a certeza.

A minha questão é: o que será que os estúdios pretendem com esta campanha dos pobrezinhos?

1 comentário:

Só-Inês disse...

Ainda bem que o blog regressou. Sim sim sim. Big sim. Boa.
Beijoooo