sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Rabiscos ao calhas #10 (Personagens alados)

A minha veia de desenhador só aparece ocasionalmente. Por vezes passo meses e meses sem tentar rabiscar nada. Outras vezes, as tentativas não correm bem e, portanto, deixo passar mais meses e meses.

Pelo contrário, quando as tentativas são bem sucedidas entro muitas vezes em fases compulsivas em que tenho de rabiscar todos os papeis, papelinhos e papelotes que me aparecem pela frente.

Esta cadência sazonal da minha queda "desenhística" faz com que os próprios temas daquilo que rabisco sejam também cíclicos.

Já tive o período dos dragões (como puderam ver num post antigo), já tive o período das experiências de perspectiva (acima de tudo com objectos e edifícios) e tive também o período das personagens aladas.

Nos próximos dias vou-vos mostrar algumas das bonecadas que fiz com este último tema.

Para começar, um que fiz há quase 10 anos:

Isto foi numa altura em que comecei a tentar usar os dedos para esborratar o lápis de modo a melhorar os efeitos de sombra... já não me lembrava disto.

Por vezes, o efeito pode ser interessante, mas, outras vezes, parece que torna o desenho mais artificial.

Sem comentários: