quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ocupas de São Lázaro - Protestos na Igreja dos Anjos

 Hoje, a caminho de casa, dei de caras com este cenário em frente à Igreja dos Anjos, na Almirante Reis.

Não sabia ainda nada sobre o que se tinha passado com os "ocupas" da Rua de São Lázaro, nem dos confrontos com a polícia que já tinham decorrido horas antes noutro local. De qualquer forma, o número de agentes policiais presentes e o equipamento que transportavam pareceu-me estranhamente excessivo.

 Parar controlar um protesto aparentemente pacífico, o dispositivo policial era composto por cerca de meia centena de agentes, quase tantos ou mesmo tantos quanto o número de manifestantes no local. Garanto-vos que não estou a exagerar. Mesmo de frente para a igreja contei cerca de 20 polícias totalmente equipados, com bastões, capacetes, escudos, armadura e... caçadeiras! Além deste grupo, encontravam-se mais duas dezenas de agentes nas ruas que sobem à esquerda e à direita da igreja, assim como vários outros espalhados pelo perímetro.

E no momento em que eu já estava de saída, novamente a pedalar pela Almirante Reis acima, chegou mais uma carrinha da PSP em grande velocidade.

Desde quando é que a polícia utiliza caçadeiras para "crowd control"?! Até acredito que estivessem carregadas com balas de borracha, mas a presença de armas de fogo numa manifestação pacífica é só por si um enorme abuso de força. Já para não falar de algo absolutamente absurdo.

Sem comentários: